PUB

Usar laca para fixar a maquilhagem: um truque que está “datado”

4 Jul 2024 - 02:38

Usar laca para fixar a maquilhagem: um truque que está “datado”

Já ouviu dizer que a laca do cabelo pode servir como fixador de maquilhagem? O truque pode ter-lhe chegado através de uma amiga, das redes sociais ou de um site sobre beleza em que se apresenta a laca como uma forma económica de prolongar a duração dos produtos de maquilhagem no rosto.

Esta prática era popular nas décadas de 1980 e 1990, quando não existiam produtos específicos para fixar a maquilhagem. Mas fará sentido continuar a recorrer a este truque? Quais os riscos?

É seguro usar laca do cabelo para fixar a maquilhagem?

Em termos de composição, a laca para o cabelo tem algumas semelhanças com os fixadores de maquilhagem. No entanto, por não ser um produto formulado para aplicar no rosto, pode ter riscos para a saúde da pele.

Ao Viral, Sara Fernandes, farmacêutica especializada em dermocosmética e autora do blog Make Down, explica que ambos os produtos têm na base “os mesmos polímeros”, mas há diferenças

Os fixadores são uma espécie de “laca para a cara, mas com outro tipo de ingredientes e alergénicos” – como, por exemplo, os tipos de perfumes utilizados.

O Regulamento Europeu n.º 1223/2009, relativo aos produtos cosméticos, estipula que “os produtos cosméticos disponibilizados no mercado devem ser seguros para a saúde humana quando usados em condições de utilização normais ou razoavelmente previsíveis”. 

Isto significa que os testes de segurança realizados para as lacas apenas incluem a aplicação no cabelo e, desta forma, não existem informações sobre os riscos da utilização destes produtos na cara.

“Quando usamos um produto cosmético para um fim para o qual não se destina, existe sempre o risco de causar alguma irritação”, afirma a farmacêutica.

PUB

Sara Fernandes considera que usar laca como fixador de maquilhagem é um “conselho datado”. A farmacêutica lembra que “há coisas que se faziam antigamente porque não havia alternativa”, mas, com a evolução dos cosméticos, existem atualmente “produtos específicos para fixar a maquilhagem”.

Não faz sentido usar produtos para um fim para o qual não se destina”, remata Sara Fernandes. 

A laca do cabelo é consideravelmente mais barata do que os fixadores de maquilhagem e, por razões económicas, pode parecer uma opção mais atrativa. 

Nesse sentido, Sara Fernandes considera que o “uso esporádico não faz mal”, mas lembra que esta técnica “é desconfortável”, uma vez que deixa “o rosto rígido”, como se tivesse “uma película não transpirável por cima da pele”. 

Em qualquer dos casos, o produto deve ser aplicado a uma distância entre 10 e 15 centímetros do rosto. Deve manter “sempre os olhos fechados” e, se possível, suster a respiração para evitar a inalação do produto.

PUB

Em suma, a utilização de laca para o cabelo como fixador de maquilhagem é uma prática desatualizada e que, em algumas pessoas, pode causar irritações na pele. O uso esporádico poderá não ter consequências, mas se identificar qualquer sinal de irritação deve parar imediatamente a aplicação.

Categorias:

Pele

Etiquetas:

Cosmética | Maquilhagem | Pele

4 Jul 2024 - 02:38

Partilhar:

PUB